Blog Tecle 1
Bate-Papo

25/04/2012

Jogo Justo qual a verdadeira finalidade deste projeto?

Jogo Justo

Primeiro, e talvez mais importante, o que é a ACIGAMES?
De acordo com o site oficial da entidade (http://www.acigames.com.br/quemsomos) a ACIGAMES é a Associação Comercial, Industrial e Cultural dos Games. Tem como objetivo regulamentar e representar a indústria e o comércio de jogos eletrônicos no país.

A ACIGAMES nasceu do Projeto Jogo Justo ou o Jogo Justo nasceu dessa idéia, isso é irrelevante. Porque devemos nos preocupar com o que eles estão planejando?
A ACIGAMES tem como vice-presidente o dono de uma das maiores redes de vendas de jogos do Brasil e também é a associação que teoricamente representa a maioria das lojas de jogos do Brasil. E eles tem medo de algo muito sério: Distribuição Digital.

Porque eles tem medo da distribuição digital? Porque ela, acima de tudo, tira eles do mercado. Com a distribuição digital a loja se torna inútil porque você compra o que quiser - quando quiser - e onde quiser. Acima de tudo nós compramos com um preço mais justo e muitas vezes sem os impostos abusivos do Brasil.

Todos gamers conhecem o Steam, Live, PSN Store, D2D, GoG, Nuuvem e muitas e muitas outras lojas e plataformas que vendem jogos via distribuição digital. Já é confirmado por números que a distribuição digital está muito acima da venda de jogos físicos no PC e está cada dia maior nos consoles e provavelmente será muito mais importante na próxima geração.

E não estamos falando apenas da comodidade de ter o jogo direto na sua casa via download, ou da segurança de nunca perder um disco. Aliás, a discussão não é nem se você gosta ou não da distribuição digital ou se você prefere comprar a mídia na caixinha.

Esse ponto é indiferente para a discussão.

O importante é que a ACIGAMES está tomando uma postura contrária a distribuição digital em pról das lojas nacionais. Mas isso não é uma maneira de encorajar o comércio. Ao invés de tentar lutar por uma diminuição nos impostos para que possamos comprar o jogo da maneira como quisermos e onde quisermos, eles querem limitar a sua compra às lojas nacionais.

Sim, as que vendem jogos por preços abusivos.

Sejamos sinceros, quase ninguém que tem conhecimento compra jogos nessas lojas. O preço é muito acima do praticado na internet. A maioria de nós usa a importação pra comprar jogos de console e a distribuição digital para o PC. E é isso que a ACIGAMES quer taxar, eles querem que você pague imposto por download.

Vejamos:


Marcos Khalil (Vice Presidente da ACIGAMES) falando sobre a indústria. Ele diz temer que aconteça com a "loja dele" o mesmo que aconteceu com a música.


Afiliados Cursos 24 Horas - Ganhe Dinheiro com seu Site
Sistema de Afiliados - Cursos 24 Horas

O que aconteceu com a música? As lojas de CD se tornaram obsoletas com a vinda do MP3. Mas as vendas pararam? Não. Plataformas como o iTunes e Amazon vendem absurdos de música. Porque o futuro pertence a distribuição digital. O que o Marcos Khalil falhou em ver é que ele está tentando fazer o Brasil parar no tempo o que é impossível. Ele está sendo egoísta e colocando a loja dele acima dos objetivos da ACIGAMES. Eles não visavam representar a industria? Pois bem, a Distribuição Digital também é boa para as desenvolvedoras pequenas! Elimina toda a necessidade da produção de caixas, manuais, logística e etc. E centraliza tudo em uma plataforma única de distribuição.

O que a ACIGAMES deveria fazer é investir na Distribuição Digital para que nossas desenvolvedoras possam crescer através dela. E não se preocupar apenas com as vendas. Talvez se pesquisassem o porque das vendas terem caído poderiam atacar a raiz do problema: Os altos impostos do Brasil.

Outro exemplo:


Entrevista com o Moacyr Alves Jr (ACIGAMES) onde ele fala que pessoalmente visa enfrentar o Steam.

E também:
http://www.arkade.com.br/revista/revistadigital.php?e=33
Pergunta (Arkade): Os sistemas de distribuição digital de games estão cada vez maiores: Steam, PSN, Live. Como funciona a legislação de impostos sobre "importação" de produtos por download?

Resposta (Moacyr): No Brasil? Não funciona! Já perceberam que quando alguém compra um jogo em uma PSN, Steam ou Live de fora, sempre aparece "impostos pagos"? No caso do Brasil, não. No ano passado tive uma breve reunião com o pessoal do Steam, e eles me falaram "Para que abrir escritório no Brasil, vocês compram de qualquer jeito!" Para mim, isso demonstrou que eles não estão nem aí, pois o gamer brasileiro já compra deles sem eles fazerem esforço algum. Mas, digamos que a AciGames já está se articulando para acabar com essa farra.

Viram o padrão?

Ele quer acabar "com essa farra".

E qual é a farra ? A farra de pagarmos preços justos por games.

É esse o sujeito que vocês colocaram "no poder" através do Jogo Justo e também que vocês podem ajudar a tirar. Do mesmo jeito que o Jogo Justo cresceu no boca a boca nós podemos usar isso para impedir que nossos direitos sejam arrancados.

Imposto por download ? Parquímetro na distribuição digital?

Isso é um retrocesso! E afeta todos nós. Duvido que um unico jogador aqui não tenha comprado algo via distribuição digital. Nunca comprou nada na Live? Na PSN Store? No STEAM? Todos nós usamos esse serviço, a maioria utiliza vários deles. E eles querem acabar com isso porque isso afeta a venda deles, vendas a preços absurdos. Lançamentos de console por 200-240 reais enquanto lá fora não sai por mais de 50-60 dólares. Isso é um absurdo que vocês podem ajudar a impedir.

Escrevi esse texto baseado em diversas discussões na Área PC mas não pensem que isso só afetará os jogadores de PC, porque não vai, a próxima geração de consoles muito provavelmente utilizará ainda mais a distribuição digital. Muito mais do que hoje.

Então, vocês que se consideram gamers, essa é sua hora de fazer alguma coisa. Twitte pro Moacyr, reclame no Facebook, mande e-mails, ligue lá. Faça o que for necessário mas não deixe que eles arranquem de você o direito de escolher.

Autoria do Texto: Usuário NERDLIFE do Fórum UOL Jogos.
NOTA DO BLOG TECLE 1: Somos um espaço democrático, assim como os membros da ACIGAMES, bem como o senhor Moacyr Alves também integrante da ACIGAMES, quiserem se esclarecer sobre o assunto em pauta, basta entrar em contato conosco que teremos prazer em atende-los e colocar na integra em nosso blog a opinião de vocês sobre esse assunto.

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é importante pro crescimento do nosso blog. Participe deixando sua opinião sobre o que foi postado. Comentários inadequados ou contendo SPAM serão deletados pelo administrador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 

Blog A Vida Real da Sam Divulgue seu link no Link de Qualidade Neo Gamer Tedioso 20 Miuntos Link Me Comeia: O melhor dos blogs